Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de março de 2012

UM ESTRANHO NO NINHO ( 1975 ) - ONE FLEW OVER THE CUCKOO'S NEST


Transcorridos cerca de quatro quintos de Um estranho no ninho há um close-up curiosamente extenso de Jack Nicholson. Mostra o personagem R. P. McMurphy perdido em pensamentos. Ocorre no momento de equilíbrio entre as travessuras e risadas dos primeiros trechos do filme e a trágica derrocada final. O que ele está pensando? Planeja uma nova provocação ou percebe que tudo está perdido? O mistério dos pensamentos de McMurphy é o mistério do filme. Tudo leva a uma cena mais adiante, em que ele é encontrado dormindo no chão, perto de uma janela aberta. Ao resolver não fujir, ele mais ou menos escolheu o próprio destino. Será que sua força vital finalmente se esgotou? Depois de se revoltar contra o asilo de doentes mentais, depois de liderar a rebelião dos internados, depois de transformar positivamente as vidas de Billy e do Chefe, depois de se recuperar de uma dose inicial de terapia de choque, será que McMurphy finalmente perdeu a esperança?


Muitas pessoas se lembram do filme como uma comédia sobre a rebelião dos internados liderados por McMurphy, pela excursão de pesca, pela noite inteira de orgia e pelo desafio de McMurphy á enfermeira Ratched ( Louise Fletcher ) - mas na verdade o filme trata da derrota de McMurphy. Alguém pode considerá-la uma vitória moral e se alegrar com a fuga do Chefe, mas para McMurphy é apenas um pequeno consolo.


O filme se baseia no famoso romance de Ken Kesey, de 1962, que segundo Pauline Kael "continha a essência profética da transformação em psicodélica da política revolucionária de todo o período do Vietnã". Atenuado na década setenta para uma parábola sobre a coerção social ao conformismo, o filme quase propositalmente negligência a realidade dos doentes mentais para transformar os pacientes em um grupo de personagens carinhosos, prontos para a alegre liderança de McMurphy. Descobrimos que o Chefe não é verdadeiramente mudo, que Billy não precisa gaguejar e os outros não precisam se sentir paralisados por timidez ou medo. Não ficarão curados com os comprimidos da enfermeira Ratched, nem pela música ambiente, nem pelas discussões em grupo, mas sim porque McMurphy os liberta para viverem como gente: assistir aos campeonatos mundiais na TV, sair para pescar, jogar basquetebol, se embebedar, fazer sexo. A mensagem para aqueles infelizes internados é: seja como McMurphy.


 Foi o primeiro filme, desde Aconteceu naquela noite ( 1934 ), a conquistar todos os principais prêmio s da Academia: melhor filme, melhor ator ( Jack Nicholson ), melhor atriz ( Louise Fletcher ), melhor diretor ( Milos Forman) e melhor roteiro. O filme era um projeto do ator Kirk Douglas desejou realizar durante anos ( ele possuá os direitos, mas, quando o filme finalmente entrou em produção, achou que estava velho demais para estrelá-lo ). Um estranho no ninho rendeu ao seu filho, Michael Douglas, o seu primeiro Oscar - não como ator, mas como produtor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário