Pesquisar este blog

sábado, 10 de março de 2012

GOLPE DE MESTRE ( 1973 ) - THE STING


Ambientado em chicago na era pós-Depressão, Henry Gondorff ( Paul Newman ) e Johnny Hooker ( Robert Redford ) são dois golpistas ambiciosos. Quando o mafioso Doyle Lonnegan ( Robert Shaw ) mata um de seus amigos, eles preparam sua vingança. A trama que se segue, construída com fumaça, espelhos e várias viradas, também depende de uma densa rede de conexões no submundo do crime de Chicago.


George Roy Hill dirigiu Newman e Redford pela primeira vez em Butch Cassidy ( 1969 ). Os resultados tiveram grande influência, já que o filme confirmou o interesse dos espectadores pelo faroeste ao mesmo tempo que demonstrou o apelo comercial da dupla Newman e Redford. Reunidos aqui novamente após quatro anos, Hill deu aos atores mais espaço para se expressarem, ainda que desta vez sem um fim trágico.


Com um forte elenco coadjuvante de homens espertos usando seu estilo pessoal contra outros homens espertos, o filme tem um ar radiante de inteligência. A atemporalidade do ragtime de Scott Joplin está presente em toda a trilha sonora e, no final das contas, uma longa trapaça derrota até o mais intimidante dos bandidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário