Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de março de 2012

UM DIA DE CÃO ( 1975 ) - DOG DAY AFTERNOON


O filme tenso de Sidney Lumet sobre a história real de um assalto a banco que se transforma em sequestro é tão profundamente nova-iorquino como qualquer file de Woody Allen ou Martin Scorsese. Al Pacino ( Sonny ) e John Cazale ( Sal ) fazem o papel de aspirantes a ladrões de banco azarados forçados pelas circunstâncias a sustentar uma situação impossível.


Antes que os ladrões possam escapar, o banco é cercado pela polícia e Sonny decide tomar todos os funcionários como reféns para tentar negociar a fuga. À medida que a situação se desenrola e as discussões ruidosas de Sonny com a polícia se fazem ouvir pelas ruas, através de um megafone, uma multidão se reúne e começa a torcer por Sonny. Por alguns momentos, durante a inquietude social do início dos anos 70, Sonny se torna um herói da contracultura.


Um dia de cão alterna momentos de completo absurdo e cenas de tragédia real. Talvez o personagem mais forte do filme seja Sal, cujas limitações são reveladas por sua resposta - "Wyoming" - à pergunta de Sonny sobre que país ele gostaria de visitar se suas exigências forem atendidas. O filme capta a espiral de emoções de um momento nas vidas dos personagens e na história com um brilhante senso de imediatismo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário