Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de março de 2012

ROMA, CIDADE ABERTA ( 1946 ) - ROMA, CITTÀ APERTA


No final da ocupação nazista da de Roma ( então declarada cidade aberta para evitar os bombardeios aéreos ), durante a Segunda Guerra Mundial, grupo de resistentes comunistas tenta escapar da Gestapo auxiliado por padre católico.


Filme marco do cinema contemporâneo, é ponto inicial do neo-realismo , corrente que revolucionou forma e conteúdo dos filmes do pós-guerra. Filmado em condições precaríssimas, com cenas gravadas as escondidas ainda durante a guerra, continua valendo também como obra dramática.


A escassez de recursos técnicos e financeiros acabou se mostrando uma virtude de Roma, cidade aberta, que foi filmado em estilo documental. Ao mostrar pessoas reais em locações reais, o filme trouxe uma lufada de ar fresco para o cinema do Ocidente. A liberdade dos movimentos de câmera e a autenticidade dos personagens, aliados a uma nova maneira de se contar uma história, foram algumas das qualidades que transformaram o filme na revelação do Festival de Cannes de 1946, em que recebeu a Palma de Ouro. O neo-realismo logo se tornou o modelo estético para diretores interessados em uma descrição vívida da História e da sociedade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário