Pesquisar este blog

domingo, 19 de fevereiro de 2012

NOIVO NEURÓTICO, NOIVA NERVOSA ( 1977 ) - ANNIE HALL


Noivo neurótico, noiva nervosa contém mais sutilezas intelectuais e referências culturais do que qualquer outro dos premiados como Oscar de melhor filme e, ao obter esse prêmio em 1978, derrotou por pouco Guerra nas estrelas, façanha impensável nos dias de hoje. Essa vitória marcou o início da carreira de Woody Allen como importante cineasta ( seus filmes anteriores eram engraçados porém menores ) e assinalou o fim da era de ouro dos filmes norte-americanos da década de 70. Com Guerra nas estrelas a era dos sucessos de bilheteria caiu sobre nós e os filmes estranhos e excêntricos foram postos de lado por uma Hollywood ávida de grandes sucessos. Noivo neurótico, noiva nervosa arrecadou cerca de quarenta milhões de dólares - menos do que qualquer outro ganhador do Oscar de melhor filme e menos do que o orçamento de muitos deles.


Alvy Singer, humorista e cômico de plantão vivido por Woody Allen no filme, é o modelo de muitos de seus outros papéis: neurótico, sarcástico, resmungão, romântico, menos inseguro a respeito do sexo do que temeroso dos problemas daí decorrentes. Annie Hall, interpretada por Diane Keaton, serve de formato para muitas das namoradas de Allen na tela: bonita, esperta, avoada, mais jovem, cujo afeto se transforma gradualmente em exasperação. 


Depois de um monólogo surreal na abertura, a história começa numa rua de Nova York, com Alvy  e seu amigo Rob falando sobre a natureza da vida. Rob apresentou Annie  e Alvy durante um jogo de tênis em que a principal preocupação de Alvy era saber se o deixariam entrar no clube, sendo judeu. O filme se torna então a história de Annie e o caso que Alvy está tendo, com elementos de comédia, falas dirigidas à câmera, humor judaico, observações irônicas sobre sexo, amor e as diferenças entre Nova York e Los Angeles. Possivelmente o filme mais honesto de Allen, é também o mais maduro.


Naturalmente, há outras mulheres na vida de Alvy, inclusive a correspondente da Rolling Stone ( Shelley Duvall), uma adepta da ordem Rosa-Cruz ( Alvy : " Não consigo concordar com uma religião que anuncia na revista Mecânica Popular. " ). E a liberal democrata ( Carol Kane ) com quem Alvy se casa e depois briga devido a um desacordo a respeito da teoria da segunda arma no assassinato de Kennedy. Fica imediatamente claro que Annie é o grande amor da vida de Alvy, e o filme é um flashback desde o monólogo inicial, quando ele rememora com tristeza que um ano antes eles estavam apaixonados.


Noivo neurótico, noiva nervosa é um filme que estabelece seu tom por meio da constante mudança de tons: tais mudanças refletem a mente inquieta do cineasta, afastando-se do aparente motivo da cena para encontrar  o ângulo revelador da piada. É um filme a respeito de um homem em permanente busca de falhas na perfeição. Que pode transformar tudo em piada, e preferia que não pudesse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário