Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

SEM DESTINO ( 1969 ) - EASY RIDER


Sem destino é um daqueles filmes cuja importância vai muito alem do seu status como obra de arte. A narrativa não é muito densa. Dois jovens, apelidados e Captain America ( Peter Fonda ) e Billy ( Dennis Hopper ), ganham dinheiro vendendo drogas que compram ao sul da fronteira com o México. Sentindo-se ricos, decidem realizar uma antiga ambição de visitar Nova Orleans durante o Mardi Gras, o maior carnaval americano. Compram um par de motocicletas e saem para cruzar o país. Ao longo do caminho, passam por alguns ícones célebres do Oeste americano, incluindo o Monument Valley e Taos Pueblo, e acabam sendo presos. Seu companheiro de cela é um simpático advogado bêbado que os ajuda a sair da cadeia e resolve seguir viagem com eles. Finalmente em Nova Orleans, entram em uma viagem de LSD com duas prostitutas em um cemitério e tudo isso leva a um final chocante.


Essa narrativa aparentemente sem importância tornou-se um dos filmes mais importantes da geração pós-1968 em Hollywood, um dos primeiros a colocar a "sociedade alternativa" na tela. Os dois se tornaram personagens emblemáticos : Hopper com seu cabelo longo, óculos escuros e colar indígena. Fonda com seu capacete e motocicleta pintados com a bandeira americana. Há consumo de drogas abundante ( supostamente entre o elenco e a equipe, bem como no filme em si). Nossos heróis mergulham nus com algumas hippies amáveis e se dedicam a filosofia alimentada pela maconha, em torno da fogueira, com seu amigo advogado George. Interpretado por Jack Nicholson em seu primeiro grande papel, George é filho de um homem rico que rejeita a sociedade careta, articulando a maior parte do que é visto como a posição ideológica do filme. 


Sem destino desfiou boa parte da sabedoria convencional de Hollywood. É um filme de e para jovens ( Hopper só tinha 32 anos quando o dirigiu), com trilha sonora de grandes expoentes da contracultura como Steppenwolf, Jimi Hendrix e Bob Dylan. Nenhum dos atores principais ( Fonda, Hopper e Nicholson) era uma grande estrela. A narrativa é tão liberal quanto os personagens. O filme tem um final brutal e infeliz.

Feito com um orçamento muito pequeno, foi um enorme êxito de bilheteria. Ajudou a abrir caminho para as obras que desafiaram as convenções de Hollywood. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário