Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

TRONO MANCHADO DE SANGUE ( 1957 ) - KUMONOSU JÔ


Com bastante justiça, a adaptação habilidosamente arrepiante, formal e xtremamente fiel de Akira Kurosawa de Macbeth é considerada uma das mais sensacionais versões para cinema de uma peça e Shakespeare. A trama e a psicologia são transpostas belamente para o Japão feudal, onde o valoroso guerreiro samurai general Washizu ( Toshiro Mifune )  e sua esposa demoníaca, Lady Asaji ( Isuzu Yamada ), impulsionados por uma ambição implacável e inspirados pela profecia de uma bruxa, assassinam seu comandante militar, invadem seu reino e se condenam a um fim ritual e inescapável de carnificina, paranóia, loucura e ruína.


 

Mifune - um dos protagonistas favoritos de Kurosawa em uma parceria longeva - aprofundou sua reputação como ilustre astro internacional japonês com sua atuação. A sequência da sua morte, encenada de forma brilhante, na qual ele é cravado por uma saraivada de flechas, é uma das grandes imagens icônicas do cinema mundial.


Elementos do teatro Nô, da tradicional arte da batalha japonesa, de realismo histórico e da reflexão contemporânea sobre a natureza do bem e do mal são fundidos aqui em um mundo opressivo e envolto em neblina, repleto de presságios sinistros e mágicos, com suas florestas e castelos ( o castelo foi construído em locação nas alturas do monte Fuji, com a ajuda de um batalhão do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos baseado nas proximidades ).


Nenhum comentário:

Postar um comentário