Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

UP IN SMOKE ( 1978 )

Tommy Chong / Cheech Marin

Seria fácil menosprezar Up in Smoke como uma comédia de maconheiros para doidões e para a garotada de colégio desocupada. Embora esses sejam certamente os principais fãs do filme, limitar-se a isso seria ignorar a mistura inspirada de comédia de improvisação, nonsense e maluquice desenfreada que torna o filme muito maior do que a soma de suas partes.

A primeira e melhor das incursões cinematográficas do popular duo de comediantes Cheech Marin e Tommy Chong, Up in Smoke possui algum dos personagens mais pitorescos da comédia americana dos anos 70. Pedro ( Cheech ) é um daqueles protagonistas raros que são interpretados tanto para gerar compaixão quanto para nos fazer rir: é um americano-mexicano sem sorte que vive na pobreza mas compra adereços escandalosos para o seu carro querido. Man ( Chong ) é um maconheiro da mais alta ordem, para quem um baseado do tamanho de uma linguiça é apenas um aperitivo. 

Uma das boas surpresas de Up in Smoke  é o seu pleno uso dos planos abertos: não seria de se esperar que um filme de baixo orçamento fosse tão bem cuidado em suas composições. O filme não só é hilário como também foi bem feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário