Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

OS SUSPEITOS ( 1995 ) - THE USUAL SUSPECTS


"A maior trapaça do diabo foi convencer o mundo de que ele não existia." Os suspeitos é uma artimanha envolvente e audaciosa sobre a identificação de um diabólico criminoso. Quem é Keyser Soze? Com um roteiro intrincado, respostas inteligentes, além de uma direção confiante de Brian Singer, o grande ardil que o cineasta engendrou foi o de convencer o público a rever o filme logo em seguida. Criou-se a ilusão de que assistir várias vezes o que acontece antes do desfecho eletrizante pode solucionar completamente o mistério. Mas o roteirista Christopher McQuarrie - ganhador do Oscar - e Singer divertem-se com viradas e guinadas súbitas, e não com a explicação.


Kevin Spacey ganhou seu primeiro Oscar como Verbal Kint - "As pessoas dizem que falo muito" - , um vigarista aleijado e tagarela que faz a narrativa à qual nos agarramos. Cinco criminosos são colocados em uma cela enquanto esperam ser chamados para uma fila de identificação, embora nenhum estivesse, na realidade, envolvido com o crime pelo qual foram presos. Contudo, o encontro aparentemente fortuito os inspira a formar uma quadrilha para um assalto que os levará à chantagem e à traição.

Kevin Spacey ( Verbal Kint )
Uma versão moderna e urbana de Rashomon ( 1950 ), de Kurosawa, pontuadas por curtas cenas de ação violentas e lindamente coreografadas. Os suspeitos começa com uma carnificina , na qual um homem misterioso executa Keaton, interpretado por Gabriel Byrne. Essa sequência "objetiva" será recorrente, reexaminada, tal como lembrada por Verbal e também como imaginada por seu interrogador, um agente federal ( Chazz Palminteri ) muito obcecado com sua própria teoria sobre a razão pela qual aqueles homens se juntaram em um fiasco homicida para "pensar pensar sobre uma situação com distanciamento" e "considerá-la adequadamente". O espectador é habilmente predisposto a cometer o mesmo erro.

Gabriel Byrne ( Keaton ) - Kevin Spacey ( Verbal )
Singer adora truques estonteantes e, por meio deles, faz com que qualquer um se esqueça das pontas soltas no enredo. O mais fascinante é que não é possível dizer que o filme não se sustente. Pode não fazer sentido, mas permanece como um intrigante  e louco quebra-cabeça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário